ESDE: Momentos de vivência




O Núcleo Espírita Bezerra de Menezes, por meio da liderança do monitor Germano Bezerra Sá e apoio de vários companheiros do grupo, realizou no dia 03 de junho de 2010, um momento de vivência pedagógica com a turma do ESDE 1. Aproveitando o estudo de um dos tópicos do Módulo III, o qual relata as provas da existência de Deus, o grupo partiu, posteriormente, para um momento prático, onde o objetivo foi uma interação maior com as obras da divindade e reflexões sobre a Sua existência. Dessa forma, aproximadamente trinta integrantes do NEBEM estiveram presentes no Parque Ecológico do Cocó (Fortaleza-CE). Durante o período da manhã, após um momento de cânticos e prece inicial realizada em meio à natureza, o grupo seguiu em caminhada numa agradável trilha. Durante o percurso, foi proposto uma atividade de fotografia das mais variadas espécies de plantas, animais e de outras situações que chamassem atenção dos participantes e que, no momento da caminhada, fossem capaz de lhes sensibilizar e, consequentemente, promover uma conexão com o Pai Maior.

A interpretação do material fotográfico foi realizada num segundo momento (10/06/10) no próprio NEBEM e cada integrante da turma pode socializar as reflexões das imagens escolhidas, demonstrarem seus sentimentos diversos, relacionando-os com o tema: Existência de Deus. Durante a aula, foi apresentado um vídeo, com fundo musical, confeccionado com as imagens captadas. Os depoimentos dos integrantes sobre a experiência prática-pedagógica demonstrou a importância de um momento de vivência em meio ao estudo teórico de Doutrina Espírita. Os participantes relataram que a prática realizada, com as respectivas reflexões, foi importante por concretizar o que foi estudado na aula teórica. Também foi relatado por um dos integrantes do grupo que a contemplação da natureza foi realmente capaz de “nos aproximar de Deus, fortalecer a nossa fé, o amor em nós e em tudo ao redor”.

Os monitores responsáveis pela organização do trabalho consideraram que os resultados da vivência superaram a expectativa. O contato de cada integrante com a beleza da obra da criação divina foi capaz de despertar as mais belas reflexões em grupo, de maneira plenamente natural e espontânea. Outro ponto importante destacado pelos monitores foi à produção do material áudio-visual de meditação a partir das imagens registradas pelos integrantes do ESDE e que tão logo, finalizado, estará sendo disponibilizado para empréstimo para o público local. O objetivo da casa é promover eventualmente momentos de vivências relacionadas com as temáticas que estão sendo estudadas no ESDE ou em outra atividade do NEBEM. A confecção de material que possa promover alguma reflexão educativa e doutrinária também continuará sendo meta nessas ocasiões, coroando o fruto de um trabalho grupal.

Para ver as fotos click no endereço abaixo

http://picasaweb.google.com.br/112164299079813248227/ESDE#

Para ver um dos vídeos produzidos click no próximo endereço

http://www.youtube.com/watch?v=wBOUgV3N9yU